OSTEOPATIA: O CORPO COMO UMA UNIDADE



Osteopatia: o corpo como uma unidade - Blog Absoluta Fitness

Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still, em meados do século XIX, a Osteopatia é uma ciência que busca equilibrar o corpo com uma visão global, considerando que suas estruturas exercem e sofrem influência uma das outras.

É um tratamento manual que contraria a tendência da medicina atual, em que o corpo é dividido em segmentos, e cada médico é especialista em uma área. A Osteopatia considera o indivíduo como uma unidade, respeitando, inclusive, o contexto social e emocional em que o indivíduo está inserido.

Um dos princípios da Osteopatia é o da auto-cura, ou seja, o corpo tende a se curar por conta própria, através da ação do sistema nervoso autônomo e, mais uma vez, discordando do modelo da medicina atual, onde a cura se encontra na poderosa indústria farmacêutica.

Várias pesquisas comprovam que na fase do Stress, seja ele físico ou emocional, não há reposição e muito menos trocas celulares e sim degradação de células antigas. Na fase pós Stress o corpo se repara, produzindo células novas e tornando-se mais bem preparado para vivenciar uma experiência semelhante. Esse princípio anda junto com o principio da especificidade do treinamento físico e o da adaptação pós treino.

A Osteopatia vem crescendo cada vez mais, devido a sua grande eficiência e rapidez nos resultados. Hoje, os atletas de ponta do mundo se tratam com Osteopatia. Na Europa e nos EUA praticamente todas as equipes contam com um Osteopata.

No Brasil, cada vez mais pessoas procuram a Osteopatia e se encantam com os resultados. Um dos problemas que a osteopatia enfrenta no Brasil, é que ainda não existe uma lei que regulamenta a profissão. Além disso, vários “Cursos de Osteopatia” estão sendo criados sem nenhum critério, colocando em risco o nome da profissão e a saúde das pessoas.

Entre as melhores escolas do mundo estão a Escola de Osteopatia de Madrid e a Escola Britânica, ambas criteriosas e com alto nível de exigência para formação.

Hoje vivemos a era da globalização, onde o mundo se interliga, e com o corpo humano, não é diferente. Nossa taxa de Stress é cada vez mais alta; devemos procurar o equilíbrio do corpo e, consequentemente, o equilíbrio emocional.

Assim, a Osteopatia pode ser um bom recurso para ajudar na busca desse ideal.

#seucorpopleno #osteopatia #fisioterapia #LeonardoSette #AbsolutaFitness #Academia #itaúna

149 visualizações0 comentário