POR QUE DEVO FAZER AVALIAÇÃO FÍSICA?


A escolha de uma determinada estratégia de treino, uma periodização ou qualquer programa elaborado por um profissional da educação física, depende muito do feeling, da experiência e da sensibilidade desse profissional. Não há fórmula de bolo. Quanto maior e melhor for o convívio e a afinidade entre o treinador/instrutor e atleta/aluno, maior a chance de sucesso.

Uma vez traçada a estratégia, a melhor maneira de se ter um feedback, de saber se o objetivo está sendo alcançado, é a avaliação física. Lembrando que fatores emocionais, sociais e comportamentais, também devem ser considerados em uma boa avaliação.

Falando de avaliação física, podemos pensar em inúmeros testes como: Antropometria, Teste de Lactato ,Vo2 máximo, Repetições Máximas etc.

Hoje vou falar sobre antropometria: perimetria e composição corporal, métodos utilizados em nossa avaliação física.

A perimetria medirá, através da mensuração simples, com fita métrica, as circunferências dos segmentos corporais como, ombros, braços, antebraços, cintura, abdômen, tórax, coxas e panturrilhas. Ela pode mostrar o aumento e diminuição das circunferências dos membros e também assimetrias entre lados opostos que, podem então indicar as necessidades específicas para determinado treinamento.

Já em relação à composição corporal, o profissional analisa o quanto o indivíduo possui de massa gorda e massa magra. Massa gorda é a quantidade de gordura corporal e massa magra o somatório de todos os outros tecidos corporais como ossos, músculos, órgãos internos e pele. A determinação dessas massas é feita através de mensuração de pregas cutâneas que são dobras delimitadas pela mão do avaliador e em regiões corporais determinadas pelo protocolo a ser usado.

Por se tratar de uma técnica manual, existe uma margem de erro a ser considerada, porém esta torna-se menor quando se trata de um mesmo avaliador, que tenha sido muito bem treinado e que siga com o maior rigor possível os pontos a serem medidos.

Por isso, embora muitas vezes profissionais sigam protocolos iguais, nunca se deve comparar avaliações feitas por diferentes avaliadores.

Para resultados mais precisos, é importante seguir algumas orientações tais como:

– não treinar no dia da avalição para que não se tenha interferência nas medidas;

– estar bem alimentado para realizar os testes com sucesso;

– usar roupas adequadas (short e camiseta para os homens e short e top para as mulheres);

– mulheres estarem fora do período menstrual.

Tudo isso somado torna-se um referencial do que é o indivíduo naquele momento, torna-se também um parâmetro para futuras comparações e fornece a possibilidade de uma melhor prescrição da atividade física, aumentando as chances de sucesso no treinamento.

Por isto, mesmo não sendo nosso aluno, mesmo não frequentando academia nenhuma, acompanhe melhor o seu corpo, venha fazer a sua avaliação física na Absoluta Fitness!

#avaliaçãofísica #Camila #AbsolutaFitness #seucorpopleno #perimetria #composiçãocorporal

7 visualizações0 comentário