QUER MELHORAR A SUA POSTURA E OS SEUS MOVIMENTOS? Entenda o papel das Facias no controle do seu corp


Nosso corpo é todo envolvido por um sistema de membranas (tecido conjuntivo), chamado de Fácia. As Fácias organizam tudo internamente e envolvem todos os tipos de tecidos, sejam eles superficiais ou profundos: músculos, ossos, nervos, vasos, vísceras e glândulas. Elas formam um tecido contínuo que liga e relaciona todas as partes dos sistemas – neural, circulatório, digestivo, endócrino e musculoesquelético - e são capazes de gerar tensão em qualquer parte do nosso corpo.

Nas fácias existem células chamadas de Fibroblastos e Miofibroblastos, com alto poder de contração, além de musculatura lisa e proteínas contráteis na matriz extracelular. Assim sendo, possuem capacidade de contrair e relaxar, transferindo a tensão de um ponto para o outro, o que recebe o nome de Tensigridade. Todo o sistema corporal se une em uma malha pré-tensionada que ajusta o meio interno a demanda do ambiente (meio externo).

As fáscias foram classificadas no terceiro Congresso Mundial, realizado nos EUA em 2012, em três camadas, de acordo com sua profundidade:

  1. Fáscia Superficial: está embaixo da Derme. É composta por uma camada de tecido conjuntivo entre duas de tecido adiposo (gordura). Abriga os vasos linfáticos e é muito vascularizada.

  2. Fáscia Profunda: camada que envolve todos os músculos do corpo. Responsável pela manutenção da postura e do movimento.

  3. Fáscia Interna: as camadas que envolvem os órgãos, vasos e glândulas.

Todas as camadas apresentam várias subdivisões.

Em relação à Fáscia Profunda: apresenta vários receptores neurais (neurônios modificados), que informam para o cérebro como o corpo se dispõe no espaço. Os proprioceptores (Fuso, OTG, Ruffini, Pacini, Terminações nervosas livres) são responsáveis por mandar informações ao Sistema Nervoso para ajustar a tensão desse tecido (através dos miofibroblastos e fibroblastos), fazendo com que o corpo se adapte melhor à gravidade, com diminuição do gasto energético, uma vez que requer mínimo de contração muscular, controlando a postura e os movimentos do corpo.

A fáscia profunda é inervada pelo Sistema Nervoso Autônomo Simpático. Esse é controlado pelo Hipotálamo e recebe informações diretas dos centros emocionais superiores (Sistema Límbico) do corpo, aumentando a tensão quando esse é colocado em perigo. Falaremos mais da formação das emoções e de suas relações com as tensões fasciais no próximo post.

Uma atenção cada vez maior tem sido dada ao tecido fáscial uma vez que a maioria das lesões no sistema musculoesquelético na verdade acomete o tecido fáscial. Uma dificuldade que ainda encontramos para estudar as fáscias é a legislação burocrácia de vários países, incluindo o Brasil, que não permite o estudo de anatomia em cadáveres frescos, pois, uma vez colocado em formol, o tecido fascial é destruído. Em países como EUA e Itália já é permitido e esse é o motivo das principais linhas de pesquisa estarem nesses países, assim como as melhores Escolas de Fáscia do mundo.

Utilizando técnicas manuais que visam a equilibrar o sistema nervoso autônomo, as tensões viscerais e o sistema de movimento do corpo, a Osteopatia e o Tratamento Facial, são ferramentas poderosas para tratar os desequilíbrios da

tensegridade, colocando o corpo em um estado de maior equilíbrio e facilitando, assim, os processos de autocura, o que se traduz em mais qualidade de vida.

Se você ficou interessado(a) nos benefícios da Osteopatia, ligue para a Absoluta Fitness e marque uma consulta.

#osteopatia #fascia #fascias #LeonardoSette #LeonardoSette #fisioterapia #AbsolutaFitness

21 visualizações0 comentário