SEIS REFEIÇÕES DIÁRIAS: VERDADE OU MITO?


A resposta é: depende! Tenho certeza que você já ouviu várias vezes de profissionais de Nutrição e demais áreas da saúde que o correto é comer de 3 em 3 horas para promover saciedade, aumentar o metabolismo, ser mais saudável, etc.

A verdade é que não há regra! Comer de 3 em 3 horas é errado? Não! E comer 5 vezes? Também não está errado! Nem 4, nem 3,...

O que vai fazer a maior diferença é o cálculo correto de suas necessidades calóricas e metabólicas (deficiência de micronutrientes que comprometem o funcionamento ideal do metabolismo, por exemplo) e a partir daí analisar o que é melhor!

Após o cálculo do valor calórico total, temos que avaliar algumas questões pertinentes a cada caso:

Qual o objetivo?

Se é perda de gordura, talvez fazer 5 a 6 refeições não seja o ideal para você. Se for hipertrofia já pode ser uma estratégia interessante! O importante é chegar a um consenso com seu nutricionista.

Treina? Quantas vezes? Qual horário? Que tipo de treino?

Se você treina logo que acorda é uma situação. Se treina e vai pra casa antes de trabalhar e estudar, a situação é outra.

Você treina todos os dias? Visa desempenho, performance ou composição corporal (baixo percentual de gordura, aumento de massa magra) ou apenas manutenção da saúde?

Nesse caso há de se considerar o tempo que você tem disponível para se alimentar. Talvez você trabalhe o dia todo de forma intensa, estude a noite e ainda consiga treinar em algum momento. Aí já é necessário reduzir o numero de refeições para que a dieta se enquadre no seu estilo de vida e não o contrário!

Como é a rotina?

Você é aquele tipo de pessoa que não tem tempo nem para respirar direito? Você pode fazer dieta e ter um corpo legal sim! É possível fazer um número menor de refeições e ter saciedade com metabolismo turbinado!

É flexível? Consegue se adaptar bem as mudanças?

Para algumas pessoas sair de um padrão alimentar pode ser muito difícil por vários motivos e que certamente também irão pesar para o planejamento do numero das refeições.

Portanto, o que se deve ter em mente é que não existe regra! O que é bom para você, pode não ser para outros. O objetivo final é sua satisfação, porém tudo deve ser muito bem esclarecido antes para que o plano seja bem aceito e seguido de forma contínua! Procure um profissional de Nutrição para que você alcance com saúde, solidez e satisfação seus objetivos!

E lembre-se: Vença os limites do seu corpo e sua mente!!!

#Nutrição #Nutriçãoesportiva #JordãoFraga #Seisrefeições #Alimentação #AbsolutaFitness

32 visualizações0 comentário