SEIS REFEIÇÕES DIÁRIAS: VERDADE OU MITO?
A resposta é: depende! Tenho certeza que você já ouviu várias vezes de profissionais de Nutrição e demais áreas da saúde que o correto é comer de 3 em 3 horas para promover saciedade, aumentar o metabolismo, ser mais saudável, etc.
A verdade é que não há regra! Comer de 3 em 3 horas é errado? Não! E comer 5 vezes? Também não está errado! Nem 4, nem 3,...
O que vai fazer a maior diferença é o cálculo correto de suas necessidades calóricas e metabólicas (deficiência de micronutrientes que comprometem o funcionamento ideal do metabolismo, por exemplo) e a partir daí analisar o que é melhor!
Após o cálculo do valor calórico total, temos que avaliar algumas questões pertinentes a cada caso:
Qual o objetivo?
Se é perda de gordura, talvez fazer 5 a 6 refeições não seja o ideal para você. Se for hipertrofia já pode ser uma estratégia interessante! O importante é chegar a um consenso com seu nutricionista.
Treina? Quantas vezes? Qual horário? Que tipo de treino?
Se você treina logo que acorda é uma situação. Se treina e vai pra casa antes de trabalhar e estudar, a situação é outra.
Você treina todos os dias? Visa desempenho, performance ou composição corporal (baixo percentual de gordura, aumento de massa magra) ou apenas manutenção da saúde?
Nesse caso há de se considerar o tempo que você tem disponível para se alimentar. Talvez você trabalhe o dia todo de forma intensa, estude a noite e ainda consiga treinar em algum momento. Aí já é necessário reduzir o numero de refeições para que a dieta se enquadre no seu estilo de vida e não o contrário!
Como é a rotina?
Você é aquele tipo de pessoa que não tem tempo nem para respirar direito? Você pode fazer dieta e ter um corpo legal sim! É possível fazer um número menor de refeições e ter saciedade com metabolismo turbinado!
É flexível? Consegue se adaptar bem as mudanças?
Para algumas pessoas sair de um padrão alimentar pode ser muito difícil por vários motivos e que certamente também irão pesar para o planejamento do numero das refeições.
Portanto, o que se deve ter em mente é que não existe regra! O que é bom para você, pode não ser para outros. O objetivo final é sua satisfação, porém tudo deve ser muito bem esclarecido antes para que o plano seja bem aceito e seguido de forma contínua! Procure um profissional de Nutrição para que você alcance com saúde, solidez e satisfação seus objetivos!
E lembre-se: Vença os limites do seu corpo e sua mente!!!
#Nutrição #Nutriçãoesportiva #JordãoFraga #Seisrefeições #Alimentação #AbsolutaFitness