TOUR DE FRANCE (parte 1): vem aí a maior prova de ciclismo de estrada do planeta


Durante os 23 dias do Tour the France, a Absoluta Fitness desvendará os segredos dessa mega competição.

Sábado, dia 1 de julho, começa a mais famosa e cobiçada prova de ciclismo de estrada do mundo, o Tour de France. Precursora das grandes voltas, e em sua 104 edição, esse ano largará da Alemanha e percorrerá 3.516 km, passando também pela Bélgica e finalizando em Paris, com o tradicional sprint na praça Champs Élyzsées.

Ainda pouco conhecido no Brasil, o ciclismo de estrada é um dos esportes mais tradicionais da Europa. Aqui, sua popularidade vem crescendo, ano a ano, provavelmente devido ao sucesso do Grand Tour (Tour de France/ Vuelta da Espanha/ Giro de Itália). As estratégias, as disputas pelos mais variados prêmios, as paisagens e a milionária premiação, fazem das grandes voltas um mega evento, recheado de surpresas, dia-a-dia.

O que é uma grande volta?


As grandes voltas são competições por etapas/estágios. Geralmente são 21 etapas, disputadas em 23 dias, em que os atletas percorrem milhares de quilômetros, passando pelas mais belas paisagens (quase sempre na Europa). Vence aquele que tiver o menor tempo acumulado ao fim de todas as etapas. Para deixar a prova ainda mais interessante, foram criadas outras premiações que também são definidas na última etapa. Durante a competição, os líderes de cada prêmio (líder geral/ líder até 25 anos/ líder de pontos/ líder de montanha) usam camisas com cores que os identificam.

Para facilitar o entendimento das camisas, das estratégias e das disputas que envolvem essas competições, vamos esclarecer alguns detalhes e regras, usando como exemplo as cores de camisas do Tour de France.

Os líderes e as camisas

Líder geral/ camisa amarela- Veste a camisa amarela o atleta que estiver com o menor tempo acumulado nos estágios/etapas. Quem cruzar a linha de chegada, em Paris, com ela, leva o maior e mais cobiçado prêmio do ciclismo mundial, além de entrar para o seleto time dos vencedores do Tour de France.

Camisa Branca- assim como a camisa amarela, usa a branca quem somar menos tempo acumulado nas etapas, porém com até 25 anos de idade. Poucas vezes na história do Tour de France, a camisa amarela e a branca ficaram com o mesmo atleta.

Camisa Verde- cada etapa distribui pontos entre os primeiros colocados e, quem somar mais pontos segue com a camisa verde. Atletas que disputam a camisa verde saem frequentemente em “fugas” (como são chamados os grupos que se desgarram do pelotão por imprimirem um ritmo mais forte).

Camisa Branca de Bolinhas Vermelhas- essa camisa foi criada em 1975, para atender a um patrocinador, a empresa Chocolates Poulain, e, para vesti-la, o atleta tem que conquistar pontos que são distribuídos nas chamadas Metas de Montanha. Essas metas ficam no topo das montanhas e distribuem pontos que variam de acordo com o grau de dificuldade (inclinação média – distância) de cada uma dessas intermináveis subidas.

Na próxima semana, a Absoluta Fitness explicará a influência da resistência do ar e a relação do biótipo dos atletas e do relevo nas estratégias das equipes no Tour de France.

#ciclismo #tourthefrance #humbertocouto #coresuniformes

6 visualizações0 comentário